Em outubro de 2011 foi realizada a captura e instalação de transmissores satelitais em cinco toninhas na Baía da Babitonga. Foram 3 machos, nomeados de Bill, Samba e Carijó, e 2 fêmeas, a Pitanga e a Babi.
Os transmissores já se soltaram das nadadeiras dos animais, como era esperado, deixando uma pequena marca. Dos cinco animais capturados, três continuam sendo acompanhados pela equipe do Projeto Toninhas desde então. As marcas permitem individualizar os animais.
Hoje, para surpresa da equipe, a fêmea Babi estava acompanhada de um pequeno filhote. A equipe acredita que ele tenha nascido neste final de semana, pois além de ser muito pequeno, apresentava pouca habilidade para nadar, uma característica dos golfinhos recém-nascidos. Babi e seu filhote estavam acompanhados de outra toninha adulta, mas não é possível saber se este é um macho ou uma fêmea.
Esta é uma importante informação para a nossa pesquisa. Agora será possível acompanhar a trajetória desta fêmea com seu filhote e aprender mais sobre o comportamento das toninhas.