7 de abril de 2014

Documentário sobre as toninhas selecionado para concorrer a prêmio no Festival Brasil de Cinema Internacional


O documentário “Toninhas: no limite da sobrevivência” está incluído entre os dez filmes indicados para o prêmio “Nosso Planeta” do II Festival Brasil de Cinema Internacional. No total, 463 filmes de 25 países foram inscritos no festival, em diferentes categorias.
A produção do documentário começou em 2011 e foi concluída no final de 2012, com lançamento em São Francisco do Sul. O documentário fez parte das metas do Projeto Toninhas/Univille Fase I. 
Para produzir o videodocumentário, a equipe viajou por várias regiões de ocorrência da toninha, entre o Espírito Santo, no Brasil, e o norte da Patagônia, na Argentina, entre fevereiro de 2011 e julho de 2012. Foram mais de 200 horas de gravação, cerca de 80 dias de viagem e mais de 90 entrevistas. O extenso material resultou num filme com 61 minutos de duração. O objetivo foi produzir imagens sobre a toninha, as pesquisas que vem sendo desenvolvidas com a espécie, mostrar o ambiente onde o animal vive e as ameaças que atingem diretamente a toninha, além do seu habitat.
O filme foi produzido em português e legendado em espanhol e inglês, o que permitiu sua ampla distribuição. Foram produzidas 10.000 unidades, distribuídas gratuitamente. Trata-se do maior acervo audiovisual produzido sobre a toninha. A produtora Mundo Marinho foi contratada pela Univille para executar o projeto junto com a equipe do Projeto Toninhas. A direção do filme é de Adrian Martino e Marta Cremer.
A participação do documentário no festival é uma excelente oportunidade para divulgar a situação da toninha no Brasil, um dos principais objetivo da produção deste filme. A toninha é um golfinho costeiro desconhecido da maioria da população. As atividades humanas nos últimos trinta anos fizeram com que esta espécie esteja hoje ameaçada de extinção.
O II Festival Brasil de Cinema Internacional ocorrerá no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 12 de abril. Todos os filmes são exibidos gratuitamente no Nucine, da Faculdade Estácio de Sá (Rua do Bispo 83, Rio Comprido) e na Sala de Cinema Humberto Mauro (Cassimiro de Abreu). A programação e mais detalhes podem ser conferidos pelo site www.brasilfestival.com.br.