Com o objetivo de popularizar o golfinho mais ameaçado de todo Atlântico Sul-Ocidental, o Projeto Toninhas/Univille está trabalhando na produção de um videodocumentário sobre a toninha. Com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, a equipe vem registrando imagens desde o início de 2011.
As gravações estão sendo realizadas em toda a área de distribuição da espécie, incluindo os estados brasileiros entre o Rio Grande do Sul e o Espírito Santo. Imagens dos ambientes de ocorrência da toninha, os impactos que atingem estes ambientes e o esforço de vários pesquisadores que estudam a espécie e buscam encontrar formas de protegê-la estão sendo documentados em vídeo.
Em março a equipe viajou para a Argentina, onde está o limite sul de ocorrência da toninha. Durante dez dias de viagem foi registrado o trabalho dos pesquisadores argentinos e sua parceria com os pescadores artesanais, que colaboram nas pesquisas visando reduzir o número de animais capturados acidentalmente em redes de pesca, entre outras imagens. Todo o filme será legendado em inglês e espanhol e sua duração foi estimada em 50 minutos.
O videodocumentário será concluído no final de 2012, quando está previsto um grande evento em São Francisco do Sul para seu lançamento. Dez mil cópias serão distribuídas gratuitamente, numa produção feita em parceria com Adrian Martino ME. A Baía da Babitonga é o principal cenário onde estão sendo gravadas imagens da toninha na natureza, pois ela abriga uma população residente da espécie.