A MARAtoninha da
Limpeza é um projeto de educação ambiental voltando para conservação das
Toninhas. Esse projeto teve início a partir da Maria Moreira,
moradora do estado do Rio de Janeiro. Ela participou de um
concurso promovido pelo Jornal O Globo, onde os leitores eram convidados a
criarem uma logo baseada no tema, MAR LIMPO É MAR COM TONINHA!
A partir desse concurso e com o apoio da Coca-Cola Brasil,
Instituto Coca-Cola Brasil e Coletivo, que forneceram as camisetas,
da Leão Alimentos e Bebidas que doaram bebidas, da Tetra Pak que produziu 20
mil folders e do quiosque K08 que gentilmente cedeu suas instalações, no dia 15
de setembro de 2013, aconteceu a primeira MARAtoninha da Limpeza na Barra,
coincidindo com o Dia Mundial De Limpeza de Rios e Praias e foi um sucesso!
Foram distribuídas duzentas camisetas e limpadas as areias da praia da Barra. O público foi alertado quanto aos efeitos
nocivos do lixo sobre as Toninhas, a necessidade de reduzir o lixo, a
importância do descarte inteligente desse lixo visando a reciclagem e o
indispensável papel das cooperativas voltadas para esse fim.
Este ano a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da
Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente,
abraçou o Projeto de Educação Ambiental MARAtoninha da Limpeza. Ao longo do
ano, com o apoio da Leão Alimentos e Bebidas, Tracer Tag e K08, a MARAtoninha
da Limpeza percorrerá as praias da Zona Sul, iniciando pela praia do Leblon,
seguindo posteriormente pelas praias de Ipanema, Copacabana e Leme.
O Projeto Toninhas patrocinado pela Petrobras
através do Programa Petrobras Ambiental apoia esta ideia.
“Quero
tocar o coração dos cidadãos criando uma empatia com as questões
conservacionistas relacionadas a espécie e assim alavancar a campanha pela
sobrevivência das Toninhas.” Maria Moreira