No
mesmo barco da série animada “As aventuras da Toninha Babi", do Projeto
Toninhas, navegam mais dois produtos que prometem ganhar a garotada e chamar a
atenção para a conservação da toninha (Pontoporia
blainvillei), o golfinho mais ameaçado de extinção do Brasil. Em parceria
com a empresa Fan Studios, de Fortaleza/CE, o projeto com sede na unidade da Univille,
em São Francisco do Sul, programa para o próximo semestre o lançamento de dois
jogos para celulares. Voltado para jovens e adolescentes, o objetivo principal
dos aplicativos é dar visibilidade a toninha, que se encontra no nível mais
crítico de ameaça de extinção.
O
“Toninha’s Life” segue o estilo pet
virtual, no modelo de sucessos como Pou e Tamagochi. Ao manter o bem-estar da
toninha por meio de cuidados para a preservação do meio ambiente, como a
limpeza dos mares e a remoção de redes fantasmas, o jogador conhece os hábitos
e principais ameaças à espécie. Além de conhecer mais sobre as toninhas, o
usuário irá descobrir e simular algumas técnicas de pesquisa realizadas com
cetáceos, a exemplo da fotoidentificação e do monitoramento acústico passivo.
Já
o “Toninha’s Adventure”, no gênero runner,
recria as necessidades e dificuldades que esses golfinhos enfrentam em seu
habitat. O desafio é nadar uma distância maior a cada nova partida,
sobrevivendo às ameaças do percurso, se alimentando e lembrando de subir até a
superfície para respirar. Conforme for avançando, o jogador poderá acumular
conchas, adquirir outras toninhas e aprender mais sobre a espécie.
A
coordenadora de educação ambiental do Projeto Toninhas/Univille, Daiana Proença
Bezerra, defende que é imprescindível encontrar meios de aproximação com os jovens,
que nasceram nas ondas tecnológicas. “Com as animações e agora com os aplicativos
temos percebido que a rede e a internet são ferramentas muito eficientes na
popularização das toninhas e as problemáticas que envolvem a proteção da
espécie. Conhecer é um dos passos necessários para o engajamento e engajamento
é o que precisamos para salvar as toninhas”, explica a coordenadora.
O
Projeto Toninhas, realizado pela Univille, conta com patrocínio Petrobras por meio
do Programa Petrobras Socioambiental e tanto os aplicativos quanto as animações
fazem parte dos esforços do projeto em prol da popularização da espécie. O
lançamento dos jogos deve acontecer a partir de outubro e os downloads serão
gratuitos via Apple Store e Play Store, disponíveis para Android e IOS.
Para mais informações, acesse: www.projetotoninhas.org.br
Acompanhe também o Projeto Toninhas nas mídias sociais:
www.facebook.com/projetotoninhas
www.youtube.com/user/ProjetoToninhas
www.instagram.com/projetotoninhas
www.twitter.com/projetotoninhas
www.youtube.com/user/ProjetoToninhas
www.instagram.com/projetotoninhas
www.twitter.com/projetotoninhas