21 de maio de 2018

Brincando e aprendendo: aplicativos ajudam a popularizar a toninha

Dois jogos para smartphones estão sendo elaborados pela equipe do Projeto Toninhas/Univille e devem somar esforços na luta pela conservação desse golfinho


No mesmo barco da série animada “As aventuras da Toninha Babi", do Projeto Toninhas, navegam mais dois produtos que prometem ganhar a garotada e chamar a atenção para a conservação da toninha (Pontoporia blainvillei), o golfinho mais ameaçado de extinção do Brasil. Em parceria com a empresa Fan Studios, de Fortaleza/CE, o projeto com sede na unidade da Univille, em São Francisco do Sul, programa para o próximo semestre o lançamento de dois jogos para celulares. Voltado para jovens e adolescentes, o objetivo principal dos aplicativos é dar visibilidade a toninha, que se encontra no nível mais crítico de ameaça de extinção.

 

O “Toninha’s Life” segue o estilo pet virtual, no modelo de sucessos como Pou e Tamagochi. Ao manter o bem-estar da toninha por meio de cuidados para a preservação do meio ambiente, como a limpeza dos mares e a remoção de redes fantasmas, o jogador conhece os hábitos e principais ameaças à espécie. Além de conhecer mais sobre as toninhas, o usuário irá descobrir e simular algumas técnicas de pesquisa realizadas com cetáceos, a exemplo da fotoidentificação e do monitoramento acústico passivo.
Já o “Toninha’s Adventure”, no gênero runner, recria as necessidades e dificuldades que esses golfinhos enfrentam em seu habitat. O desafio é nadar uma distância maior a cada nova partida, sobrevivendo às ameaças do percurso, se alimentando e lembrando de subir até a superfície para respirar. Conforme for avançando, o jogador poderá acumular conchas, adquirir outras toninhas e aprender mais sobre a espécie.



A coordenadora de educação ambiental do Projeto Toninhas/Univille, Daiana Proença Bezerra, defende que é imprescindível encontrar meios de aproximação com os jovens, que nasceram nas ondas tecnológicas. “Com as animações e agora com os aplicativos temos percebido que a rede e a internet são ferramentas muito eficientes na popularização das toninhas e as problemáticas que envolvem a proteção da espécie. Conhecer é um dos passos necessários para o engajamento e engajamento é o que precisamos para salvar as toninhas”, explica a coordenadora.



O Projeto Toninhas, realizado pela Univille, conta com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tanto os aplicativos quanto as animações fazem parte dos esforços do projeto em prol da popularização da espécie. O lançamento dos jogos deve acontecer a partir de outubro e os downloads serão gratuitos via Apple Store e Play Store, disponíveis para Android e IOS.

Para mais informações, acesse: www.projetotoninhas.org.br
Acompanhe também o Projeto Toninhas nas mídias sociais: