19 de janeiro de 2012

Uma baleia e uma tartaruga são encontradas mortas no mesmo dia na Praia do Ervino, SFS

 
No dia 09 de janeiro foi encontra uma baleia morta com cerca de 8 metros de comprimento, na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul. Devido ao avançado estado de decomposição, não foi possível identificar o animal a nível de espécie, mas sabe-se que esta baleia pertence à família Balaenopteridae, representada pelas maiores baleias do mundo.
Esta família contém nove espécies, entre elas estão as baleias azul, fin, sei, bryde, minke e jubarte, todas elas com mais de 7 metros de comprimento. São características da família, uma série de pregas ventrais chamadas rorquais, que permitem uma grande extensão da boca quando o animal se alimenta, principalmente de plâncton e krill.

Estas baleias habitam todos os oceanos do mundo, mas a espécie mais comumente avistada no litoral sul do Brasil, é a baleia minke (Balaenoptera acutorostrata).

A equipe do Projeto Toninhas coletou amostras de músculo e gordura e a Prefeitura de São Francisco do Sul enterrou a carcaça da baleia no local onde ela foi encontrada.

No mesmo dia e na mesma praia foi encontrada, também morta, uma tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), com 1,18 metros de comprimento. Foi  feita a coleta de material biológico, e a carcaça da tartaruga foi enterrada pela equipe do Projeto Toninhas.