13 de setembro de 2012

Projeto Toninhas participará de Reunião e Congresso Latinoamericano


Entre os dias 16 e 20 de setembro será realizada a 15° Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, juntamente com o 9o Congresso da Sociedade Latinoamericana de Especialistas de Mamíferos Aquáticos - SOLAMAC . Este é o maior evento voltado à pesquisa com mamíferos aquáticos realizado na América Latina, onde se reúnem profissionais para apresentação de trabalhos, mesas redondas, palestras, oficinas, minicursos e discussão de propostas para a conservação das espécies. O evento acontecerá na cidade de Puerto Madryn, Argentina.
Cinco membros da equipe do Projeto Toninhas irão participar do evento. Quatro trabalhos serão apresentados na forma de banners, intitulados:
“Fotoidentificação de Pontoporia blainvillei: aplicabilidade do método e padrões de residência”
“Área de vida de toninhas, Pontoporia blainvillei, na Baía da Babitonga, sul do Brasil”
“A influência da maré no uso do hábitat pela toninha, Pontoporia blainvillei, na Baía da Babitonga, sul do Brasil”
“Satellite-linked telemetry and visual monitoring of tagged franciscanas in South Brasil”
No evento também será realizada uma reunião sobre o Consórcio Franciscana(http://pontoporia.org/), que reúne pesquisadores envolvidos com a toninha nos três países de ocorrência da espécie (Brasil, Uruguai e Argentina). Nesta reunião será apresentada a página da internet criada para o Consórcio e será apresentado um panorama sobre a situação da toninha nos três países, assim como resultados de pesquisas realizadas com a espécie. Um dos principais focos da reunião é a discussão sobre prioridades de conservação e de pesquisa sobre a toninha.