23 de novembro de 2012

Cachalote-anão encalha em Itapoá



No último domingo, 18 de novembro, um golfinho da espécie Kogia breviceps, conhecido como cachalote-anão, encalhou vivo na praia de Itapema do Norte, em Itapoá. A equipe do Projeto Toninhas foi comunicada por um estudante de biologia que mora na cidade. A equipe entrou em contato com os bombeiros e a Polícia Militar da cidade, que após várias tentativas conseguiram devolver o animal para água. Porém, o animal voltou a encalhar e não sobreviveu.
Na segunda de manhã, dia 19, a equipe do projeto foi até Itapoá para resgatar a carcaça do animal. A prefeitura já havia enterrado, pois a praia estava cheia de turistas e o mau cheiro estava incomodando. Porém, um operador de máquinas da prefeitura desenterrou a carcaça e ajudou a equipe na remoção no animal.

A carcaça foi levada até a UNIVILLE em São Francisco do Sul. Na terça foi feita a necropsia do animal, que media 2,90 metros. As amostras de músculo, gordura e os órgãos do animal foram identificados e armazenados em uma câmara fria para posterior análise. O esqueleto será limpo e armazenado na Coleção Mammalia da UNIVILLE.

Está é uma espécie que pode medir até 3,8 metros de comprimento, habitando águas quentes e profundas. O encalhe desta espécie não é comum, já que vivem longe da costa. Porém, este é o terceiro registro de cachalote-anão na região em 2 anos. Em todos os casos, os animais chegaram vivos na praia, mas não sobreviveram.
O Projeto Toninhas conta com a colaboração de moradores e entidades públicas dos municípios do litoral norte de Santa Catarina para a comunicação sobre animais marinhos encalhados. Ao encontrar um golfinho, lobo ou tartaruga-marinha na praia ligue para 47-34422577, 91072910 ou entre em contato pelo nosso email projetotoninhas@yahoo.com.br
Para mais informações sobre o Projeto Toninhas visite: www.projetotoninhas.org.br
Contamos com a colaboração de todos!