24 de julho de 2013

Monitorando Chico

Equipes fazendo busca das Toninhas na Baia da Babitonga. Foto: Projeto Toninhas/UNIVILLE

Em abril deste ano, mais uma toninha foi marcada com um transmissor satelital na Baía da Babitonga. E mais uma vez, a equipe do Projeto Toninhas contou com a colaboração de pesquisadores americanos do Sarasota Dolphin Research Program e da Fundação Aquamarina da Argentina.


Lançamento da rede para realização do cerco. Foto: Projeto Toninhas/UNIVILLE

Chico, como foi batizada a toninha marcada, é um macho adulto. O transmissor está enviando dados diários há cerca de três meses, via satélite. Além disso, Chico também vem sendo acompanhado por observação direta, com auxílio de um barco. Ele continua nadando na mesma região onde foi marcado, entre as ilhas Guaraqueçaba, Rita e Herdeiros, onde se concentra a maior parte dos grupos de toninhas da Babitonga.



Procedimento para instalação do trasmissor satelital na toninha. Foto: Projeto Toninhas/UNIVILLE

As informações levantadas pela telemetria satelital são de extrema importância para a conservação da espécie. Os dados precisos de localização geográfica que estão sendo obtidos nos revelam a área de vida destes animais e confirmam a grande importância da Baía da Babitonga para esta população de toninhas, já que nenhuma das 6 toninhas marcadas até hoje, realizou movimentos de entrada e saída da baía. A marcação de toninhas com transmissores satelitais foi realizada pela segunda vez neste ano para a identificação de variações sazonais no comportamento e distribuição destes animais. Em 2011 as toninhas foram monitoradas na primavera e os dados coletados em 2013 são de outono/inverno.


Equipes retornando ao Clube Náutico Cruzeiro do Sul. Foto: Projeto Toninhas/UNIVILLE