30 de outubro de 2014

Encalhe de gigantes!


Peixe lua encontrado na Praia de Itapema do Norte, em Itapoá/SC.
 
Esta semana a equipe do Projeto Toninhas resgatou dois animais mortos que não são comuns na nossa região.
Na segunda-feira, dia 27, um peixe lua (Mola mola) encalhou na praia de Itapema do Norte, em Itapoá. Os bombeiros avisaram a equipe, que foi até o local. Devido ao tamanho e peso do animal (cerca de 2 metros de comprimento), não foi possível retirá-lo da praia no mesmo dia. Na quarta-feira, dia 29, a Secretaria de Obras do município disponibilizou uma máquina escavadeira que fez a remoção do animal da praia, sendo possível trazê-lo até a UNIVILLE, em São Francisco do Sul.

Máquina da Secretaria de Obras de Itapoá ajudando na remoção do peixe lua da praia.

O animal foi necropsiado e seu esqueleto passará por um processo de limpeza e montagem. Estima-se que o tempo necessário para todo este processo será de aproximadamente 3 meses.

Na terça-feira, dia 28, uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) foi encontrada morta da praia do Sumidouro, em São Francisco do Sul. O animal mede cerca de 1,30 metros e pode pesar de 200 a 300 kilos.

Tartaruga de couro encontrada na praia do Sumidouro, em São Francisco do Sul/SC.





Com a ajuda da Secretaria de Obras e a Secretaria de Meio Ambiente do município, uma máquina escavadeira foi até o local e fez a remoção do animal, que foi levado até a UNIVILLE. A necropsia já foi realizada e o esqueleto passará por um processo de limpeza e montagem.

Máquina da Secretaria de Obras de São Francisco do Sul ajudando na remoção da tartaruga de couro da praia do Sumidouro, em São Francisco do Sul/SC.


Tartaruga de couro encontrada em São Francisco do Sul/SC.
O Projeto Toninhas agradece a população, que sempre colabora com informações sobre encalhes, e agradece também as prefeituras de Itapoá e de São Francisco do Sul, pela disponibilização de máquinas e funcionários para ajudar neste processo.