25 de junho de 2018

“As aventuras da Toninha Babi” aborda as ameaças ao ambiente marinho


Com cinco capítulos, série animada do Projeto Toninhas busca a sensibilização ambiental. O segundo episódio a ser lançado na próxima semana discute despejo de efluentes químicos e poluição acústica, além captura acidental em redes de pesca


O segundo episódio da série animada do Projeto Toninhas/Univille “as Aventuras da toninha Babi” tem o lançamento marcado para a próxima semana. Como ocorreu com a abertura da série, o segundo capítulo vai ao ar no canal do Projeto Toninhas, no Youtube, com compartilhamento em todas as redes sociais. 

Abordando o universo das toninhas, o cetáceo mais ameaçado de extinção do Brasil, o desenho narra a história da toninha Babi, um golfinho que nasceu e cresceu na Baía Babitonga, mas que depois de alguns contratempos acaba indo parar em mar aberto. Ao sair da baía, Babi fica perdida e viaja pelo litoral catarinense até a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF), no sul de Santa Catarina.
O processo de criação, desenvolvido de forma conjunta entre os integrantes do Projeto Toninhas/Univille e a equipe do Rizoma Estúdio, tem chamado a atenção das crianças para a problemática da toninha e as ameaças aos ecossistemas costeiros. No segundo episódio, por exemplo, são ilustradas ameaças como a captura acidental em redes de pesca, o despejo de efluente químicos e a poluição acústica. Por meio da personagem Tati, uma tartaruga-verde, é abordada a incorreta destinação de resíduos sólidos, que acabam sendo ingeridos acidentalmente pelos animais marinhos. 
 A coordenadora de educação ambiental do Projeto Toninhas, Daiana Proença Bezerra, comenta a importância didática dos desenhos, que acabam auxiliando nas atividades de educação ambiental. “As aventuras da toninha Babi, junto de outras ações, têm nos ajudado a sensibilizar a comunidade para os riscos que correm nossos ecossistemas marinhos e o perigo de extinção de animais de topo de cadeia, como a toninha”, afirma a coordenadora.
Tal posicionamento é compartilhado por Victor Balestrin, animador do Rizoma Estúdio, produtora dos desenhos. “A animação é uma rica ferramenta de aprendizado e comunicação, já que conversa de forma divertida com diferentes públicos: desde uma criança pequena, que pode se encantar com o visual colorido e o jeito atrapalhado de alguns dos personagens, ao adulto que vai entender as questões ambientais que buscamos abordar, algumas de forma mais óbvia, outras de forma mais sutil. Nosso objetivo aqui é criar algo que nós mesmos gostaríamos de assistir, e que também sensibilize os outros para as questões do meio ambiente”, explica Balestrin.
O lançamento do segundo episódio de “As Aventuras da Toninha Babi” está previsto para ocorrer no dia 15 de junho. Além das animações, Daiana menciona que outros produtos destinados ao mobile devem ser divulgados ainda esse ano pelo Projeto, que conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. “Estamos trabalhando na produção de dois aplicativos para smartphone, que também irão ter como foco as toninhas”, finaliza a educadora.