13 de dezembro de 2018

Pesca incidental é tema de evento no Projeto Toninhas/Univille


No Dia Internacional PARE a Captura Acidental (International Stop ByCatch Day), Projeto Toninhas participa de convergência internacional de ações

No dia 1º de dezembro, o Projeto Toninhas/Univille se une a uma agenda internacional para a celebração do Dia Internacional PARE a Captura Acidental (International Stop ByCatch Day).


A data pretende ser um marco de reflexão sobre a Captura Acidental ("ByCatch"), que é o emalhamento não intencional em artefatos pesqueiros de animais que não são alvo das pescarias. Segundo uma das idealizadoras da campanha, Maria Emília Morete, fundadora da ONG Viva Baleias, Golfinhos e Cia, estima-se que 40% de toda a pesca mundial é bycatch. “Baleias, golfinhos, lobos-marinhos, tartarugas, tubarões, raias, aves marinhas, peixes, além de invertebrados, são capturados acidentalmente e descartados... Vidas desperdiçadas!”
De acordo com o coordenador de pesquisa do Projeto Toninhas, Renan Paitach, “essa é a principal causa de mortandade da toninha, o golfinho mais ameaçado de extinção de todo o Oceano Atlântico Sul Ocidental. Assim, pensar em estratégias para diminuir esse impacto é um dos principais objetivos do nosso trabalho”.


Pensando nisso, o Projeto Toninhas, que conta com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, convida a comunidade a visitar o stand do Projeto na manhã do dia 01 de dezembro (sábado) no calçadão da Prainha, em São Francisco do Sul, próximo ao Posto Salva-Vidas 05, onde estará promovendo uma ação de sensibilização ambiental. Segundo Paitach, “a ideia é alertar a comunidade sobre a problemática e informar sobre ações que consumidores e pescadores podem ter para diminuir essa problemática”.


O Dia Internacional PARE a Captura Acidental (International Stop ByCatch Day) foi idealizado para conscientizar especialistas, estudantes, pescadores, órgãos públicos, políticos e a população em geral, sobre a grande ameaça que os animais marinhos estão sofrendo com a captura acidental. “O objetivo principal é compartilhar conhecimentos e experiências, para melhor entender a situação atual da captura acidental nas atividades pesqueiras e assim, juntos, buscarmos possíveis soluções”, comenta arina Leite Marques, colaboradora da ONG Viva Baleias, Golfinhos e Cia.
Para mais informações, acesse: www.projetotoninhas.org.br
Acompanhe também o Projeto Toninhas nas mídias sociais: