18 de janeiro de 2019

Grande Reserva Mata Atlântica grava vídeo na Baía Babitonga


Equipe de gravação visitou o Projeto Toninhas/Univille e realizou uma saída de campo com os pesquisadores pelas águas onde que vivem as toninhas

O Projeto Grande Reserva Mata Atlântica lançou na última semana o primeiro vídeo de uma série de minidocumentários sobre o último grande remanescente contínuo da Mata Atlântica no mundo. Intitulada "Histórias da Grande Reserva Mata Atlântica", os vídeos têm o propósito de evidenciar aos expectadores o valor da biodiversidade de animais e plantas desse ecossistema, além de indicar caminhos de conservação por meio do desenvolvimento de uma economia restaurativa.




O primeiro episódio “A Mini Amazônia” apresenta, em aproximadamente 7 minutos, dados sobre a mata remanescente. A floresta foi reduzida em mais de 90% de sua área original, mas ainda restam 1,8 milhões de hectares entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Apenas 28% do território está legalmente protegido, abrigando dezenas de Unidades de Conservação públicas e privadas. Segundo os organizadores da proposta, que reúne conservacionistas, estudiosos e empresários, essas áreas estão desconectadas e isoladas, o que dificulta a implementação de políticas de proteção. Nesse sentido, a Grande Reserva Mata Atlântica permite pensar o território estrategicamente de modo integrado, compondo um grande conglomerado natural de oportunidade e desenvolvimento para as comunidades locais.

No limite sul da Grande Reserva, a Baía Babitonga e a toninha protagonizam um dos episódios da série. Além de retratar as riquezas da baía que abriga a última floresta de mangues do sul do país, o vídeo relata a importância do estuário onde vive a única população residente em baía do golfinho com maior risco de extinção no Brasil, a toninha. Também serão abordadas preocupações com o futuro deste ambiente, que sofre intensa especulação imobiliária, ameaçando as atividades socioeconômicas que dependem da sua raridade e riqueza.




Mais nove vídeos estão previstos para serem lançados até o mês de março, com lançamentos semanais, sempre aos domingos.
O Projeto Toninhas é realizado pela Univille e conta com #patrocínioPetrobras por meio do Programa @Petrobras Socioambiental.