22 de abril de 2019

Curso de Turismo de Natureza é realizado em São Francisco do Sul


Curso de Turismo de Natureza é realizado em São Francisco do Sul
Projeto Toninhas/Univille oferece capacitação gratuita para operadores de turismo aquaviário, abordando informações técnicas e curiosidades sobre a fauna e flora da região

O Projeto Toninhas, que há mais de 15 anos atua na conservação do golfinho mais ameaçado da costa brasileira, realiza na segunda quinzena de abril o curso “Turismo de Natureza: Desafios e Oportunidades”. A formação é voltada para operadores de turismo aquaviário e gestores que atuam na Baía Babitonga, abrigo de toninhas, botos-cinza, tartarugas-marinhas e diversas espécies de aves e peixes.

Com um componente teórico e um prático, o curso irá abordar temas ligados a práticas sustentáveis de observação da natureza, capacitando os operadores para o avistamento de pequenos cetáceos, aves aquáticas e ecossistemas da Baía Babitonga. De acordo com a coordenadora geral do Projeto Toninhas, Marta Cremer, a ideia é fornecer aos participantes informações técnicas e curiosidades sobre a fauna e flora da região. “Esperamos que o curso possa agregar valor aos passeios realizados, tornando esta uma atividade com viés ecológico e em prol da conservação”, comenta a pesquisadora.
Marta menciona ainda que a busca por alternativas e saídas sustentáveis para a conservação sempre foram uma preocupação do Projeto, que conta com patrocínio Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental. “Tão importante quanto tornar conhecida a toninha e a rica biodiversidade da Baía Babitonga, é pensar em meios que possibilitem o desenvolvimento das comunidades locais de forma aliada à conservação e a qualidade de vida das pessoas”.  

O curso deve ser ministrado por integrantes do Projeto Toninhas e conta com nomes já reconhecidos na área. O engenheiro florestal Ricardo Aguiar Borges, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) deve falar sobre o projeto “A Grande Reserva Mata Atlântica”, e Anelise Rosa, da Secretária de Cultura e Turismo de Joinville, que abordará questões relativas ao Turismo Pedagógico de Base Comunitária do Programa “Viva Ciranda”.
A formação é gratuita e acontece nos dias nos dias 23 e 24 de abril. A terça-feira está destinada à programação teórica, que irá acontecer no Portal Turístico Naval. Já na quarta-feira pela manhã estão previstas saídas de barco para o exercício das técnicas aprendidas no dia anterior. Serão 25 vagas disponibilizadas e as operadoras de turismo estão sendo convidadas pelo Projeto a participar.


Para mais informações, acesse: www.projetotoninhas.org.br
Acompanhe também o Projeto Toninhas nas mídias sociais: