21 de maio de 2019

Quatorze projetos de biodiversidade marinha apresentam espécies ameaçadas no Brasil


Projeto Toninhas aposta na popularização dessa espécie de golfinho para enfrentar o risco de desaparecimento


Projetos socioambientais que atuam na costa brasileira estão mobilizados para celebrar Dia Internacional da Biodiversidade. No dia 22 de maio, 14 projetos estão unidos numa ação coletiva de mídia em prol da conservação de biomas e espécies da fauna e flora presentes no país, algumas ameaçadas de extinção. A ação “Juntos pela Biodiversidade” poderá ser conferida nas mídias sociais dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Ilhas do Rio, Mantas do Brasil, Meros do Brasil, Toninhas, Pinípedes do Sul, Ponta de Pirangi, Rebimar, Tamar, Uçá e Viva o Peixe-Boi Marinho.  
Por meio de vídeos com duração média de um minuto, os projetos irão convidar uns aos outros para falar sobre as espécies com as quais trabalham, abordando curiosidades, status de conservação, as principais ameaças e o que esperam para o futuro da biodiversidade. Os vídeos serão publicados em 22 de maio nas redes sociais de cada projeto, todos contando com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e utilizando a #JuntospelaBiodiversidade para identificar a ação.
Para a coordenadora do Projeto Toninhas/Univille, Marta Cremer, a ação é uma oportunidade de trazer visibilidade às espécies ameaçadas. “A toninha se encontra criticamente em perigo, segundo a Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, o último nível de risco antes do desaparecimento na natureza. Um dos principais desafios que enfrentamos para a conservação desse golfinho é justamente a sua popularização. Ações como essa aproximam a toninha do público e acreditamos que isso contribui para que a sociedade seja uma aliada na conservação da espécie”, comenta a coordenadora.




Biodiversidade brasileira
O termo “Biodiversidade” é definido como o conjunto de todas as espécies de seres vivos de uma determinada região, ou mesmo do planeta. De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil detém a maior biodiversidade do planeta. O país possui mais de 20% do número total de espécies da Terra. São 8,5 milhões de quilômetros quadrados formados por diferentes biomas: Amazônia, Pantanal, Caatinga, Pampas e a Mata Atlântica. Dono da maior bacia hidrográfica do planeta, o Brasil tem 4,5 milhões de km² de área marítima e um litoral de 7,4 mil quilômetros de extensão que inclui ecossistemas como recifes de coral, dunas, manguezais, lagoas, estuários e áreas alagadas. Estes ecossistemas abrigam as mais variadas espécies de flora e fauna, algumas ameaçadas de extinção, a exemplo do peixe-boi marinho, do albatroz e do mero, além da toninha, o golfinho em maior risco de extinção do Oceano Atlântico Sul.