17 de setembro de 2019

O Projeto Toninhas/Univille e outros 22 projetos patrocinados pela Petrobras se juntam às ações do Dia Mundial de Limpezas de Praia


A expectativa é coletar mais de 12 toneladas de resíduos em 140 km de praias de norte a sul do país

No próximo dia 21 de setembro, o Projeto Toninhas se juntará ao esforço mundial de limpeza de praias. Com base nos resultados de atividades semelhantes realizadas ao longo do ano, os 23 projetos patrocinados por meio do Programa Petrobras Socioambiental esperam coletar 12 toneladas de resíduos em 140 quilômetros de praias do Pará ao Rio Grande do Sul. Além da coleta e destinação correta do lixo, a ideia é mobilizar voluntários e disseminar informações sobre os cuidados com o meio ambiente.


Segundo a ONU, estima-se que mais de oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha e a atividades econômicas como a pesca e o turismo. Pelo fato de os oceanos serem de fontes oxigênio e de alimentos, a poluição no mar também prejudica a saúde humana. Latas, copos, garrafas e outros materiais de plástico, chinelos, bitucas de cigarro, restos de petrechos de pesca e até agulhas são alguns dos materiais que descartados no lugar errado vão parar no fundo do mar.
Com o intuito de contribuir para a conscientização sobre a poluição marinha, o Projeto Toninhas/Univille, que há mais de 15 anos atua na conservação da toninha e dos ecossistemas costeiros, em ação conjunta com a Prefeitura de São Francisco do Sul, realiza uma ampla programação. Serão quatro ações de limpeza, além de uma ecogincana com os estudantes e um evento com exposições e apresentações culturais.
“As atividades já estão ocorrendo. No dia 17, por exemplo, uma turma de estudantes pintou as bocas-de-lobo no entorno da Escola Nicola Baptista com a temática do ODS 14 “Vida embaixo d’água”. As ações de limpeza irão ocorrer em três praias”, comenta Vanessa Fonseca, representante da secretaria municipal do Meio Ambiente, que é signatária da campanha Mares Limpos, da ONU.


Em São Francisco do Sul, o ápice das celebrações acontece no dia 21 de setembro, com uma limpeza na praia da Enseada e outra na Praia Grande. Um público de aproximadamente 700 pessoas está sendo esperado, entre estudantes e voluntários. O ponto de encontro será na Escola Nicola Baptista, a partir das 8 horas da manhã. Acompanhe nossas ações nas redes sociais com as hashtags #JuntosPeloMeioAmbiente #MaresLimpos2019



Para mais informações, acesse: www.projetotoninhas.org.br
Acompanhe também o Projeto Toninhas nas mídias sociais: