2 de maio de 2013

Léia firme e forte!!!


Há cerca de 4 meses, Léia, uma fêmea de leão-marinho (Otaria flavescens) vem sendo monitorada pela equipe do Projeto Toninhas na Baía da Babitonga.
Acredita-se que os indivíduos desta espécie que chegam à costa brasileira venham do Uruguai, onde estão as colônias reprodutivas mais próximas do Brasil. Não são animais migratórios, mas podem realizar grandes deslocamentos.
Léia em Fevereiro/2013
Aparentemente com alguns kilos a mais do que quando chegou, Léia parece saudável, o que indica que está se alimentando na região. Porém, já foram observadas pessoas jogando peixes para alimentá-la. Mas é importante lembrar: animais selvagens não devem ser alimentados quando soltos na natureza!! O alimento que está sendo oferecido pode não ser o adequado. Além disso, os animais se acostumam facilmente a receber alimento fácil e a se aproximar das pessoas, o que pode criar situações perigosas para as pessoas. Não é bom que este animal permaneça por muito mais tempo na região, o que poderia acontecer se ficar acostumado a ganhar comida, já que esta espécie reproduz apenas em colônias, que não existem no Brasil.
Léia em Abril/2013
Também recomendamos que os barcos que passarem pela região e avistarem o animal na água, reduzam a velocidade para evitar um atropelamento. Evitem pescar com linha, porque os lobos e leões marinhos podem engolir anzóis e garatéias, levando-os à morte. Também evitem usar rede de pesca para não causar acidentes, com o emalhe e afogamento do animal. Ajudem a manter saudável nossa querida Léia!
 
Entenda que este tipo de animal precisa de companheiros da mesma espécie para sobreviver e deve voltar para casa, no Uruguai ou Argentina!