10 de junho de 2013

Últimas notícias do Projeto Toninhas...



Cachalote encontrado morto na Praia Grande em São Francisco do Sul.


Cachalote em São Francisco do Sul
Na manhã do dia 03/06/2013 a equipe do Projeto Toninhas foi informada da presença de uma baleia encalhada na Praia Grande, em São Francisco do Sul. Ao chegar ao local, a equipe encontrou encalhado um cachalote (Physeter macrocephalus) recém morto.
Com a ajuda do corpo de bombeiros e da Prefeitura de São Francisco de Sul, a fêmea com 12 metros de comprimento e peso estimado em 20 toneladas, foi levada para a UNIVILLE - Unidade de São Francisco do Sul, para a realização da necropsia.



Equipe do Projeto Toninhas e guarda-vidas realizando o resgate da carcaça.
 
O material biológico foi coletado para a realização de algumas análises e o esqueleto foi enterrado para que futuramente possa ser utilizado não apenas como material de pesquisa, mas também para a educação ambiental, através de sua exposição no Espaço Ambiental Babitonga. Para este árduo trabalho contamos com a colaboração de pesquisadores do Instituto R3 Animal e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos da UFSC, ambos de Florianópolis. Muito obrigada pessoal!!!
Os cachalotes são os maiores representantes da subordem dos odontocetos, cuja principal característica é a presença de dentes. As fêmeas adultas podem medem no máximo 18 metros de comprimento e os machos 18 metros. Os filhotes podem nascer com cerca de 3 a 4 metros de comprimento, pesando 1 tonelada.
Os cachalotes estão largamente distribuídas pelos oceanos, mas como são mergulhadores de grandes profundidades, tendem a habitar águas oceânicas, com mais de 1000 metros de profundidade. Podem se alimentar de uma grande variedade de cefalópodes e outros invertebrados marinhos, mas as principais presas são lulas e polvos.
Esta espécie foi alvo da caça às baleias nas décadas de 80 e 90 para a extração de óleo, o que diminuiu drasticamente as populações de cachalotes em todo o mundo. Hoje, a espécie é considerada ameaçada de extinção no Brasil e as principais ameaças são a colisão com embarcações, a captura acidental em redes de pesca, a poluição química e sonora do ambiente marinho e as atividades sísmicas.
O Projeto Toninhas agradece a colaboração do corpo de bombeiros de São Francisco do Sul, que deu suporte durante toda a operação de retirada do animal da praia, e da Prefeitura de São Francisco do Sul, que cedeu as máquinas necessárias para o transporte do cachalote em perfeito estado até a UNIVILLE de São Francisco do Sul. Esta cooperação é essencial!

Máquina da prefeitura removendo a carcaça da praia.


Agradecemos também a colaboração da comunidade que avisa o Projeto Toninhas ao encontrar animais marinhos mortos nas praias da região.

Semana do Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente 2013, que aconteceu dos dias 03 a 07 de junho, foi um sucesso! 
O Projeto Toninhas participou de várias atividades, incluindo exposições interativas em São Francisco do Sul e Joinville, apresentação do videodocumentário “Toninhas: no limite da sobrevivência” também em Joinville, palestras sobre as toninhas e a Baía da Babitonga em Itapoá e um stand de divulgação do Projeto Toninhas em São Bento do Sul.

Exposição interativa na UNIVILLE em Joinville.

Nestes eventos o público atingido foi de mais de 400 pessoas, incluindo estudantes, professores e a comunidade local.
Palestra realizada no Colégio João Monteiro Cabral em Itapoá.
O Projeto Toninhas agradece a visita de todos e conta com a ajuda de cada um para a divulgação e sensibilização tanto da toninha quanto dos ecossistemas que esta espécie necessita para sobreviver.

Mortalidade em rede de pesca
Na última quinta-feira (06 de junho) o Projeto Toninhas foi informado de que havia uma toninha morta em uma praia em Itapoá. A equipe do projeto foi até o local na sexta-feira de manhã e recuperou a carcaça. No mesmo dia fomos informados pela Empresa Marítima Oceânica sobre um filhote de boto-cinza morto no canal de acesso à Baía da Babitonga. A equipe resgatou a carcaça, que tinha uma rede de pesca presa à cauda.

Toninha resgata em Itapoá.
Filhote de boto-cinza encontrado boiando preso em uma rede de pesca.

A colaboração de todos para nos informar sobre a presença de animais mortos é muito importante, já que a realização de alguns estudos, como alimentação, genética, osteologia, contaminantes entre outros, depende das carcaças encontradas. Ao mesmo tempo, nos permite monitorar a mortalidade das espécies para avaliar a situação.
O telefone para contato é o (47) 34713800, 34713816 ou 91072910. Também podem entrar em contato pelo email projetotoninhas@yahoo.com.br
Lembramos que se a pessoa não quiser se identificar não há problema, pode apenas nos informar o local onde o animal está.
Contamos com a colaboração de todos!
Veja mais fotos no facebook do Projeto Toninhas!