4 de julho de 2014

Baleia de Bryde encalha morta em São Francisco do Sul

Baleia de Bryde encanhada morta na Praia do Molhe.

Na manhã do dia 23/06/2014 a equipe do Projeto Toninhas foi informada da presença de uma baleia encalhada na Praia do Molhe, em São Francisco do Sul. Ao chegar ao local, a equipe encontrou encalhada uma baleia de Bryde (Balaenoptera brydei).

Como a praia não tem acesso de carro, a baleia foi rebocada até a Enseada com o auxílio da Transpetro. A Prefeitura de São Francisco do Sul disponibilizou máquinas e um caminhão prancha para o transporte da baleia até a Unidade da Univille de São Francisco do Sul, no bairro Iperoba, onde fica a sede do Projeto Toninhas.

Baleia sendo transportada para a Univille de São Francisco do Sul.

A baleia de Bryde (Balaenoptera brydei) tinha 13 metros de comprimento e era um macho, com um peso estimado de 25 toneladas. A equipe do Projeto Toninhas realizou a necropsia e contou com o auxílio de uma equipe de 8 pesquisadores e veterinários do LAPCOM – Laboratório de Patologia Comparada de Animais Silvestres da USP. O grupo tinha acabado de chegar a São Francisco para auxiliar na necropsia de golfinhos armazenados pelo projeto nos últimos dois anos. A necropsia da baleia durou cerca de 6 horas e também contou com a participação de alunos do curso de Biologia Marinha da Univille.

Durante a necropsia, a equipe constatou que a baleia já estava morta há 3 ou 4 dias. Muitos órgãos já estavam comprometidos, dificultando o trabalho. Mesmo assim, algumas amostras foram coletadas para análise, incluindo pulmão, intestino, gordura e músculo. O animal foi incorporado à coleção científica da Univille e o esqueleto foi enterrado para futuramente ser recuperado. A expectativa é montar o esqueleto para que possa ser exposto para visitação.

Baleia na sede da Univille de São Francisco do Sul.

O Projeto Toninhas agradece a colaboração da Secretaria do Meio Ambiente de São Francisco do Sul, a Secretaria de Obras dos Balneários de São Francisco Sul, a Transpetro e o Corpo de Bombeiros de São Francisco do Sul.


Agradecemos também a colaboração da comunidade, que comunica o Projeto Toninhas sobre a ocorrência de animais marinhos mortos nas praias da região.