23 de julho de 2014

Parasitos em Toninhas

Bióloga Ana Kássia medindo um intestino de toninha.
Os parasitos são organismos que vivem em associação com outros organismos, definidos como hospedeiros, dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência. A relação parasito-hospedeiro pode gerar vantagens mútuas e a presença do parasito não é obrigatoriamente prejudicial ao hospedeiro.

Bióloga Ana Kássia triando um intestino de toninha.
O estudo da fauna parasitária de toninhas é realizado através da análise de material coletado a partir de carcaças recuperadas ao longo da costa. Os parasitos geralmente ficam alojados no intestino, mas podem ocorrer também em outros órgãos, como o estômago, o pulmão, o coração, entre outros. O intestino de uma toninha pode medir até 30 metros de comprimento e os parasitos preferem a porção inicial, próxima ao estômago, onde é maior a abundância de alimento.

Intestino de uma toninha.
 O estudo dos parasitos intestinais contribui para conhecer aspectos biológicos e ecológicos de seus hospedeiros, neste caso as toninhas. Além disso, os parasitas são importantes bioindicadores de qualidade e degradação ambiental.

Parasitos presentes no intestino de uma toninha.
Os pesquisadores do Projeto Toninhas estão estudando os parasitos intestinais presentes nas toninhas para verificar se há diferença nos níveis de intensidade e prevalência de infestação entre animais encontrados mortos no interior da Baía da Babitonga em relação aqueles da região costeira adjacente.

Análise dos parasitos em lupa.