2 de junho de 2015

PINGUINS NO INVERNO

O pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) é uma espécie migratória, que reproduz no sul da América do Sul. Todos os anos, no período de inverno, os animais percorrem longas distâncias ao longo da costa em busca de cardumes de peixes. Contudo, ao longo deste caminho podem ter problemas. Alguns animais ficam doentes, outros encontram manchas de óleo, e por estes motivos muitos acabam parando nas praias, já debilitados.
O destino adequado para estes animais é um centro de reabilitação de fauna marinha, inexistente no litoral norte de Santa Catarina. A Univille não tem licença para tratar animais vivos, um trabalho que requer uma estrutura específica e o trabalho permanente de veterinários. Ou seja, não tem um centro de reabilitação de animais. A instituição, por meio de seus projetos, incluindo o Projeto Toninhas, desenvolve atividades de pesquisa e educação ambiental envolvendo a fauna marinha. Mas um animal doente só pode ser tratado por um veterinário.

A instituição está autorizada a recolher animais mortos, que são utilizados para a realização de pesquisas ou como material para aulas práticas do curso de Ciências Biológicas. 
Está na época dos pinguins aparecerem em nossas praias. Caso encontre animais debilitados, ligue para a Polícia Ambiental ou Ibama, para que eles possam recolher os animais e destinar a um centro de reabilitação. O mais próximo está em Penha.
Contato Polícia Ambiental de Joinville: (47) 3439-5477.
Contato Ibama de Joinville: (47) 3433-3760.
Em caso de dúvidas, ligue para: (47) 3471-3816 ou (47) 3471-3800 ou no e-mail: projetotoninhas@yahoo.com.br