16 de janeiro de 2018

Espaço Ambiental Babitonga: uma opção de turismo eco educativo no litoral norte de Santa Catarina


Destino certo de milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, o litoral norte de Santa Catarina é conhecido por sua biodiversidade e belezas naturais - desde a impressionante Baía Babitonga aos manguezais, Mata Atlântica, praias paradisíacas e uma grande variedade de espécies da flora e fauna, incluindo a toninha, a espécie de golfinho mais ameaçada de extinção do Atlântico Sul Ocidental. Na ilha histórica de São Francisco do Sul, existe um local que há 10 anos se dedica à prática da Educação Ambiental e à sensibilização para a conservação dos ecossistemas costeiros e da fauna da região. É o Espaço Ambiental Babitonga, uma ótima opção de programa eco educativo para incluir no roteiro de férias.

Quem visita o Espaço Ambiental Babitonga – coordenado pelo Projeto Toninhas com patrocínio da Petrobras – tem acesso a um circuito dinâmico que começa com uma palestra educativa sobre a fauna e flora local e segue com um passeio climatizado por dioramas que buscam representar os ambientes de restinga, Mata Atlântica e o fundo do mar. Inseridos neste contexto estão animais taxidermizados, esqueletos e moldes de espécies da região que formam ali uma exposição permanente. Nesta visita guiada, é possível conhecer mais sobre as toninhas, o boto-da-tainha, as tartarugas, os lobos-marinhos, as baleias e diversas espécies de aves como a gaivota, o guará, a fragata e o pinguim. O ESAB também dispõe de seis aquários com espécies variadas de peixes da região e de um tanque de toque com invertebrados marinhos. A visita culmina fora do museu com uma trilha ecológica a céu aberto que segue por ambientes de Mata Atlântica, como a floresta ombrófila, o apicum e o manguezal até chegar à Baía Babitonga.


Para visitar o Espaço Ambiental Babitonga basta entrar em contato pelo telefone (47) 3471-3825 ou pelo e-mail projetotoninhas@yahoo.com.br e agendar uma data e horário. A indicação é que a visitação seja feita em grupo de no máximo 40 pessoas.O ESAB está localizado dentro do centro de pesquisas da Univille (Rodovia Duque de Caxias, 6365 - Iperoba, São Francisco do Sul - SC) e funciona de segunda a sexta, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.