8 de outubro de 2018

Projeto Toninhas participa de campeonato internacional de surf


São Francisco do Sul, a cidade mais antiga de Santa Catarina, foi palco, no último final de semana, da primeira edição do São Chico ECO Festival (QS), um campeonato internacional de surf que uniu o esporte à discussão de sustentabilidade.  Além do campeonato feminino, primeiro internacional feminino do município, o evento contou com atividades nas escolas, limpeza de praias, vila ecológica e mesa redonda .




O São Chico Eco Festival foi realizado pela surfista e ex-competidora, Marina Werneck, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco do Sul e contou com a participação do Projeto Toninhas/Univille.
Durante todos os dias do evento, uma tenda sobre resíduos sólidos foi mantido na Vila Ecológica. Por meio de animais taxidermizados, amostras de lixo retirado do aparelho digestivo de animais e painéis informativos foram apresentados aos visitantes as ameaças a que está sujeita a fauna da Baía Babitonga, um dos maiores complexos estuarinos do Brasil.



O Projeto Toninhas também esteve presente na quinta-feira (04), na mesa redonda sobre a problemática do lixo e a gestão de resíduos sólidos nas praias brasileiras. Composta por representantes do poder executivo e legislativo são francisquense, associações de surf, instituições ambientalistas e projetos da Univille, além da representante da ONU, o evento marcou a abertura oficial do São Chico Eco Festival e contou ainda com a assinatura de um termo de adesão à campanha Mares Limpos, da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Projeto Toninhas é realizado pela Univille e conta com #patrocínioPetrobras por meio do Programa @petrobras Socioambiental.