21 de setembro de 2018

Vídeo “Eu sou a Babitonga” do Projeto Toninhas destaca as belezas singulares do norte catarinense


A fim de auxiliar na popularização da espécie, Projeto Toninhas aposta na produção de vídeos com temáticas relacionadas ao golfinho mais ameaçado da costa brasileira

Após o sucesso das animações “As aventuras de toninha Babi”, o Projeto Toninhas/Univille, que conta com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, lança uma nova série de vídeos abordando suas atividades de pesquisa, manejo e educação ambiental. O canal do projeto na plataforma YouTube™, que já existe desde o início do projeto, em 2011, passa agora a contar com atualizações quinzenais. Em vídeos de cerca de dois minutos são abordadas temáticas relacionadas à história e rotina da pesquisa, além da toninha e do ambiente onde esta espécie vive.


O primeiro vídeo dessa nova fase apresenta aos expectadores a Baía Babitonga, no norte de Santa Catarina. Por meio de uma locução envolvente em primeira pessoa, na voz da intérprete e cantora francisquense, Lily Blumerants, é retratada a grandeza da biodiversidade da baía e sua importância ecológica, social e econômica. A Babitonga é abrigo da única população de toninhas que vive exclusivamente em ambiente de baía, de modo que a preservação deste estuário é fundamental para sua sobrevivência, conforme exalta o vídeo. O lançamento deve acontecer na terceira semana de setembro, uma semana após ir ao ar o último episódio das animações “As aventuras da toninha Babi” dessa temporada.


A coordenadora do Projeto Toninhas/Univille, Marta Cremer, declara que a aposta em direcionar esforços por meio do canal se deve a alta capacidade da plataforma de aproximar e integrar diversos públicos, podendo ser uma importante ferramenta no trabalho em prol da conservação da toninha, o golfinho mais ameaçado de extinção do Atlântico Ocidental Sul. “Este é um rico meio para debatermos sobre o risco de desaparecimento que corre a toninha. Temos utilizado a rede como ferramenta de popularização da espécie e das problemáticas que envolvem sua proteção. Conhecer a espécie e o ambiente onde ela vive é um dos passos necessários para criar engajamento,” explica a coordenadora.


Entre a programação do canal ainda estão previstos tutoriais no estilo “Faça você mesmo”, com artesanatos de toninhas e uma pequena série sobre o projeto e seus integrantes. “A ideia é apresentar ao público o projeto, mostrar quem somos e o que nos move. O Toninhas é feito de pessoas. Pessoas que acreditam,” enfatiza Marta.


Para mais informações, acesse: www.projetotoninhas.org.br
Acompanhe também o Projeto Toninhas nas mídias sociais: