23 de agosto de 2013

Atividades de campo


Equipe do Projeto Toninhas realizando busca por toninhas na Baía da Babitonga
 
As atividades de campo do Projeto Toninhas são feitas diariamente de acordo com as condições ambientais. São realizadas atividades que envolvam varreduras (survey) com fotoidentificação, monitoramento de indivíduos marcados e bioacústica.

As varreduras são realizadas para a obtenção de dados sobre a distribuição dos grupos de Toninhas (Pontoporia blainvillei) e Boto-cinza (Sotalia guianensis). São realizadas duas rotas pré-estabelecidas, onde são coletados dados como a posição geográfica, o tamanho dos grupos, atividade que estava sendo realizada no momento da avistagem, entre outros. Junto com as atividades de varreduras, foi aplicado o método de fotoidentificação que possibilita a identificação individual dos animais na natureza, através de fotos tiradas das nadadeiras dorsais dos animais.

Equipe do Projeto Toninhas realizando o registro de dados e fazendo fotos de toninhas.
 
Outra atividade do Projeto Toninhas é a bioacústica, que é realizada através da aquisição de registro sonoros das Toninhas. Para essa espécie, há poucos trabalhos sobre sons disponíveis na literatura.

Equipe do Projeto Toninhas fazendo o registro acústico.
 
É realizado também o monitoramento de indivíduos marcados. Essa atividade é feita através de sinais enviados pelo transmissor satelital instalado na nadadeira dorsal.  Esses sinais geram mapas da posição geográfica dos indivíduos. Junto com o monitoramento através dos transmissores satelitais, ocorre o monitoramento visual dos indivíduos marcados. Neste monitoramento são coletadas informações como posição geográfica, comportamento, respiração e fotos.

Equipe do Projeto Toninhas realiando busca por toninhas na Baía da Babitonga.
 
O Projeto Toninhas gostaria de agradecer o apoio dos meninos do Clube Náutico Cruzeiro do Sul pela paciência e pela amizade de anos com a equipe e com os animais.