24 de janeiro de 2018

As atividades do Projeto Toninhas na APA da Baleia Franca


      

O Projeto Toninhas ampliará suas ações para o sul do Estado de Santa Catarina, além das atividades que realiza na Baía Babitonga, em São Francisco do Sul. A equipe irá desenvolver pesquisas e atividades de educação ambiental na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF), uma unidade de conservação federal de uso sustentável. A parceria com a administração da APA proporcionará conhecer um pouco mais sobre a toninha em águas litorâneas, uma vez que a espécie é dificilmente estudada na natureza devido ao seu tamanho pequeno e comportamento tímido. Com ocorrência desde o Espírito Santo, no Brasil, até a Argentina, a presença de toninhas em águas estuarinas, como na Baía Babitonga, é um fato raro e especial.

A equipe do projeto realizará estudos de acústica e sobrevoos, permitindo se conhecer as áreas de distribuição e abundância de toninhas no território da APABF. Tais dados irão subsidiar uma análise de viabilidade populacional de toninhas na região, ajudando a traçar estratégias de conservação. Um diagnóstico da atividade pesqueira também será realizado, assim como atividades de educação ambiental em eventos ambientais e escolas dos municípios que compõem a APABF.

Os trabalhos feitos na região visam contribuir com o plano de manejo da APABF, onde a toninha é uma das espécies-alvo para a conservação. As toninhas estão classificadas como criticamente ameaçadas de extinção, categoria que reflete o elevado risco dessa espécie desaparecer da natureza. O Projeto Toninhas, que é realizado pela Univille e conta com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobrás Socioambiental, há mais de quinze anos vem buscando parcerias e realizando esforços pela conservação da toninha.

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca localiza-se no litoral do sul de Santa Catarina, e foi criada pelo decreto federal s/nº em 14 de setembro de 2000. Com uma área de 156 mil hectares, 130 km de costa marítima, abrange nove municípios, desde o sul da ilha de Florianópolis até o Balneário Rincão. Mais informações em: http://www.icmbio.gov.br/apabaleiafranca/