25 de janeiro de 2018

Cantinho da Toninha no Instituto Australis



O Projeto Toninhas agora tem um cantinho especial para divulgação e sensibilização ambiental também no Sul do Estado de Santa Catarina. Desde o início de janeiro a sede do Instituto Australis, no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Imbituba – SC, conta com uma pequena exposição que tem como foco a toninha, o Cantinho da Toninha. Como esse pequeno golfinho também ocorre ao longo de todo o litoral catarinense, o Projeto Toninhas tem buscado ampliar as suas ações para além da Baía Babitonga, em São Francisco do Sul, onde se concentravam as ações do Projeto. Novas pesquisas estão sendo desenvolvidas no território da APABF para auxiliar na conservação das toninhas e, ao visitar o Cantinho da Toninha, você conhecerá mais sobre esse pequeno golfinho. As baleias francas e as toninhas são espécies que estão ameaçadas de extinção e por isso devemos unir forças em prol da sua conservação. 

 O Cantinho da Toninha conta com painéis ilustrativos, moldes de toninhas em tamanho real, além de esqueletos de outras espécies marinhas que convivem com a toninha, como tartarugas e aves. A equipe do Projeto Toninhas também realizará ações de educação ambiental, como palestras, atividades em escolas e eventos ambientais. Fique de olho nas redes sociais do Projeto Toninhas para saber as datas e locais.
O Projeto Toninhas é realizado pela Univille e conta com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobrás Socioambiental. 
 

O Projeto Baleia Franca/Instituto Australis fica no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, na Praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, SC.  E o funcionamento é de: dezembro a junho: terça a sábado, das 9 às 12 h e das 14 às 17 h. E de julho a novembro (temporada das baleias): terça a domingo, das 9 às 12 h e das 14 às 17 h. Mais informações em: http://www.baleiafranca.org.br/oprojeto/oprojeto.htm