21 de setembro de 2018

“As aventuras da Toninha Babi” encerra primeira temporada


Em cinco capítulos, série animada do Projeto Toninhas/Univille conta a história da toninha Babi, um exemplar do golfinho mais ameaçado de extinção da costa brasileira

O Projeto Toninhas/Univille lançou na sexta-feira passada o último episódio da primeira temporada da série animada “As aventuras da toninha Babi”. Como ocorreu com os capítulos anteriores, o episódio está disponível no canal do Projeto Toninhas, no Youtube, com compartilhamento em todas as redes sociais do Projeto.


Abordando o universo das toninhas, o cetáceo mais ameaçado de extinção do Brasil, o desenho narra a história da toninha Babi, um golfinho que nasceu e cresceu na Baía Babitonga, litoral norte de Santa Catarina, mas que depois de alguns contratempos acaba indo parar em mar aberto. Ao sair da baía, Babi fica perdida e viaja pelo litoral catarinense até a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF), no sul catarinense, fazendo muitos amigos e vivendo grandes aventuras.
O processo de criação, desenvolvido de forma conjunta entre o Projeto Toninhas/Univille e o Rizoma Estúdio, chama a atenção para a problemática da toninha e as ameaças aos ecossistemas costeiros. A coordenadora do Projeto Toninhas, Marta Cremer, comenta que o alcance de público das animações superou as expectativas, tornando-se um importante auxílio nas ações de educação ambiental do Projeto. “Por ser um golfinho de hábitos discretos e raramente avistado, um dos nossos maiores desafios é tornar a toninha conhecida. As animações tem rompido de forma satisfatória essa barreira e nos aproximado de diferentes pessoas. Junto de outras ações, as animações têm nos ajudado a sensibilizar a comunidade para os riscos que correm nossos ecossistemas marinhos e o perigo de extinção de animais, como a toninha”, afirma a coordenadora.


Victor Balestrin, diretor de animação do Rizoma Estúdio, concorda com a coordenadora. “A animação é uma rica ferramenta de aprendizado e comunicação, já que conversa de forma divertida com diversos públicos: desde uma criança pequena, que pode se encantar com o visual colorido e o jeito atrapalhado de alguns dos personagens, ao adulto, que vai entender as questões ambientais que buscamos abordar, algumas de forma mais óbvia, outras de forma mais sutil.” Ao ouvir o colega, Tom Gonçalves, diretor de criação do Rizoma Estúdio, comenta que produzir “As aventuras da toninha Babi” foi uma rica experiência. “Participar desse projeto nos permitiu entender melhor esse golfinho, criar uma conexão e permitir que mais pessoas o conheçam. Acima de tudo foi um aprendizado. Esperamos voltar em breve pra esses mares,” declara o diretor, defendendo que novas temporadas podem surgir em breve.
Com o término das animações, o Projeto Toninhas, realizado pela Univille com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, direciona seus esforços para a finalização de dois aplicativos para smartphone. “Para o próximo mês teremos novidades: serão dois jogos focados nas toninhas e nos cuidados com o seu ecossistema”, antecipa Marta.



Para mais informações, acesse: www.projetotoninhas.org.br
Acompanhe também o Projeto Toninhas nas mídias sociais: