16 de setembro de 2018

Projeto Toninhas participa da Semana do Biólogo da Univille

Integrantes do Projeto ministraram palestras e minicursos para os estudantes de biologia marinha da Univille, em São Francisco do Sul


A unidade de São Francisco do Sul da Univille sediou entre os dias 27 de agosto a 02 de setembro a programação local da XXIV Semana do Biólogo. Um circuito de minicursos, palestras e mesas redondas abordaram mais de dez temas relacionados à vida marinha, além de apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso de estudantes do 5º período da graduação em Biologia Marinha da Univille e saídas a campo. A organização do evento, que foi encabeçada por professores da instituição, também contou com o apoio do Coordenador de Pesquisa do Projeto Toninhas, Renan Paitach, além dos alunos que fazem parte do Centro Acadêmico de Biologia Marinha da universidade.


O Projeto Toninhas também participou da programação do evento. Na terça-feira, dia 27, nossa coordenadora de Educação Ambiental, Daiana Bezerra, ministrou a palestra "Educação Ambiental na conservação de espécies ameaçadas" abordando as linhas de EA trabalhadas no Projeto Toninhas e compartilhando as experiências vivenciadas em mais de uma década de atuação do Toninhas na região da Baía Babitonga. 



Para fechar a semana, na quinta-feira (30), a bióloga e analista administrativa do Projeto Toninhas, Maura Martins, geriu o minicurso “Os cetáceos e o homem: da caça ao Turismo de Observação”, discutindo as possibilidades e as problemáticas do turismo envolvendo mamíferos marinhos. O minicurso contou ainda com parte prática no dia seguinte (31). Em uma saída de campo na Baía Babitonga, Maura demonstrou o procedimento correto de aproximação desses animais. Outra participação de destaque no evento foi a palestra “Contaminantes Ambientais e os Mamíferos Marinhos” ministrada pela parceira do Projeto Mariana Alonso, que hoje atua na UFRJ e no Instituto Boto-Cinza. Mariana falou, entre outras cosias, sobre o estudo que desenvolveu em parceria com o Projeto Toninhas identificando a contaminação das toninhas da Baía Babitonga por metais pesados, fertilizantes e defensivos agrícolas, e até mesmo compostos químicos presentes em filtros-solar. 



Participaram, também, da programação da Semana do Biólogo alguns estudantes de Biologia Marinha, estagiários e bolsistas do Projeto Toninhas. Apresentando sua pesquisa no formato de poster, Daniela Lopes falou sobre de que forma a dieta das toninhas varia ao longo das estações do ano. Assunto semelhante foi abordado pela Andressa de Aviz que apresentou os resultados preliminares de seu estudo comparativo entre a dieta dos ecótipos costeiro e oceânico do golfinho-nariz-de-garrafa. Ainda sobre esta última espécie, Camilla Ostroski expos os resultados de seus estudos de patologias ósseas. De acordo com Paitach, esta é uma oportunidade especial para os alunos exercitarem a comunicação científica e fazerem contato com profissionais de outras instituições. 


O Projeto Toninhas é realizado pela Univille e conta com #patrocínioPetrobras por meio do Programa @Petrobras Socioambiental